Como usar a protoboard

Como usar a protoboard


Quando comecei a entrar no mundo da eletrônica, uma das coisas que tive dificuldade, foi entender como a protoboard funcionava. Então tentarei explicar como ela funciona.
Antes de começar vamos ver uma curiosidade que talvez muitos não sabem, está equivocado a palavra “protoboard”, o correto é matriz de contato, pois “protoboard” é uma marca de matriz de contato.
Então vamos começar, dado a imagem a baixo:

Com ela na horizontal, vamos olhar os pontos superiores e inferiores, como podemos ver há uma linha azul e vermelha. Essas duas linhas tem como objetivo ligar uma fonte de energia (bateria, fontes e etc…), mas é claro você pode ligar o que você desejar. O que quero que vocês entendam é que linha vermelha é uma única ligação, e a azul também, porém as linhas superiores e inferiores não são interligadas.


Agora vamos para a parte da matriz de pontos, como podemos ver na imagem abaixo, há um sulco entre as duas matrizes, isso mostra que elas não estão interligadas.

Se analisarmos a matriz, veremos várias colunas de pontos, cada coluna é uma ligação unida, como mostrado na imagem abaixo:


Agora vou mostrar um exemplo prático de como usar:
Ligação led circuito:

Ligação led protoboard:

Esqueci de mencionar que existe várias protoboards diferentes, umas com mais pontos que outras, outras com fontes integradas ou encaixe para fontes, mas o principio é o mesmo.

Observação: Existe a chance de transmissores e receptores a rádio frequência não funcionarem, por causa da capacitância parasita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portas Lógicas com Transistor Parte 1

Como pode está funcionando os vídeos ocultados em sites

UFLA-2004